Uma resolução do Conselho
Nacional de Trânsito, publicada em 31 de dezembro de 2012, obriga que os
centros de formação de condutores usem simuladores de direção no treinamento
dos futuros condutores.
A nova regra começou a valer
no dia 1º deste mês e deve elevar em até 20% o valor gasto na emissão do
documento. Antes da mudança, o interessado em obter a permissão para dirigir
tinha de desembolsar, em média, R$ 1,2 mil, segundo a Federação Nacional das
Autoescolas (Feneauto). Com a alteração, esse valor subirá até R$ 250.
Os donos de autoescolas de
Feira de Santana não se mostram favoráveis ao equipamento, que tem um custo de
R$ 40 mil e taxa de manutenção de R$ 1.700 por mês. O empresário Etevaldo Lima
da Silva, da autoescola Mundial, é contra o uso do simulador de direção. Ele
acha que alguns estados não vão aderir ao equipamento, como ocorreu com a
biometria. Além disso, ele acredita que se as autoescolas instalarem o
simulador, haverá elevação do valor do curso de formação de motoristas.
“O simulador só vai
atrapalhar mais a vida do candidato. A lei é feita no sul do país e não conhece
a realidade do nordestino, então vai ficar muito caro para a pessoa tirar a
primeira habilitação. O custo deve aumentar sim, mas ainda não sei exatamente
quanto vai ser. O Sindicato das Autoescolas da Bahia vai fazer um estudo para
definir os valores”, afirmou.
Etevaldo disse ainda não
acreditar que o uso do simulador vai ajudar o candidato. “Eu acho que não vai
melhorar em nada. Já existe uma resolução que diz que o aluno tem que tomar
aula com neblina, chuva e durante a noite, então eu não vejo a finalidade desse
simulador”, destacou.
Como vai funcionar
Segundo o Estadão Conteúdo,
“as aulas, de 30 minutos cada, devem ser feitas obrigatoriamente antes do
início da parte prática. As atividades no simulador não diminuem o número
mínimo de aulas práticas exigidas: 20 aulas de 50 minutos. As aulas simuladas
também não têm caráter eliminatório”.
Ainda segundo o Estadão, a
cada aula, o aluno vê o nível de dificuldade aumentar. A simulação começa com
conceitos básicos e vai incorporando situações de adversidade, como trafegar em
vias de grande movimento, em pista escorregadia ou sob neblina intensa.

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